Artigos

Artigos

Captura de Tela 2016-04-20 às 19.05.15





Você sabe o que é e o que faz a Neuropsicologia?

Neuropsicologia: apesar de ser um termo conhecido por muitos, poucos sabem o que realmente significa e para que serve esta ciência. Trata-se da interface entre a Psicologia e a Neurologia, estudando relações entre o cérebro e o comportamento humano, e buscando compreender como lesões, alterações genéticas, malformações ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso, pode causar déficits em diversas áreas do comportamento e cognição.
O profissional da Neuropsicologia, o neuropsicólogo, trabalha de forma integrada a outros profissionais como neurologistas, pediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, professores, psicopedagogos e psicólogos, uma vez que a abordagem multidisciplinar faz-se necessária para abordar todos os aspectos de uma patologia cerebral.
Avaliação Neuropsicológica – o que é e quando devo procurar ajuda profissional?
A avaliação neuropsicológica é uma investigação aprofundada das funções cognitivas, sensoriais, motoras e sociais do indivíduo, com o objetivo de identificar algum comprometimento funcional neurológico, bem como as áreas que mantiveram-se preservadas. Para isto, realiza-se uma bateria de testes padronizados que analisam, detalhadamente, a relação entre comportamento e funcionamento cerebral, a fim de auxiliar no diagnóstico, na compreensão da extensão das perdas funcionais do indivíduo, estabelecendo tipos de intervenções específicas e desenvolvendo um plano de reabilitação.


A quem é indicado?

É indicada a pessoas de todas as idades. Em crianças, comumente investigam-se alterações comportamentais, dificuldades na aprendizagem escolar, devido a vários fatores como problemas de atenção, concentração, impulsividade, hiperatividade, compreensão, memória, leitura e planejamento, bem como dificuldades no relacionamento interpessoal.

Também podem-se investigar casos de traumas, epilepsias, demências, depressão, doença de Parkinson, transtornos psiquiátricos, transtornos do desenvolvimento, déficit cognitivo pós acidente vascular cerebral (AVC), déficit cognitivo pós-tumores, déficit associado ao uso de drogas, entre outras doenças neurodegenerativas, que podem estar presentes em todas as faixas etárias.

Qual sua aplicação e importância?

O diagnóstico precoce de algum distúrbio e do seu grau de evolução é de extrema importância para desenvolver um plano de reabilitação e garantir um bom prognóstico. A reabilitação é possível graças a um fenômeno chamado de plasticidade cerebral. O cérebro possui uma capacidade de se auto-regenerar, embora em escala modesta.

Uma vez identificado algum prejuízo funcional, pode-se contribuir para a inclusão social do indivíduo, por meio de novas estratégias para lidar com as limitações apresentadas e o desenvolvimento de suas potencialidades preservadas.

O neuropsicólogo assume o papel de ajudar na reestruturação das relações sociais, institucionais e a reorganizar hábitos de vida diária do paciente possibilitando uma maior qualidade de vida!

Extraído do www.equilibrioemvida.com
Data: 17 de Maio de 2019





O Que Faz um Neuropsicólogo

Neuropsicologia é a ciência dedicada a estudar a expressão comportamental das disfunções cerebrais, segundo a definição de Muriel D. Lezak. Avaliação Neuropsicológica é o método para investigação do funcionamento cerebral através do estudo comportamental. Os objetivos da avaliação neuropsicológica são basicamente auxiliar o diagnóstico diferencial, estabelecer a presença ou não de disfunção cognitiva e o nível de funcionamento em relação ao nível ocupacional, localizar alterações sutis, a fim de detectar as disfunções ainda em estágios iniciais. Contribui para planejamento do tratamento e no acompanhamento da evolução do quadro em relação aos tratamentos medicamentoso, cirúrgico e reabilitação. Difere da avaliação psicológica por tomar como ponto de partida o cérebro.
Vamos explicar a você, em mais detalhes, o papel deste profissional, sua importância no tratamento de inúmeras patologias, entre outros conceitos relevantes. Acompanhe

O Neuropsicólogo é o profissional da psicologia que aplica simultaneamente os estudos das áreas de Neurologia e Psicologia, com o objetivo de relacionar o cérebro e a mente. Dessa forma, é possível investigar e direcionar o tratamento das alterações cognitivas e comportamentais, que podem ser motivadas por disfunções ou lesões cerebrais.

Os pacientes que procuram um Neuropsicólogo são encaminhados por Psicólogos, Pedagogos, Psiquiatras, Neurologistas, fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, entre outros profissionais, tanto da área da saúde quanto da educação e áreas afins.

Campos de Atuação do Neuropsicólogo

Os pacientes que procuram um Neuropsicólogo são encaminhados por Psicólogos, Pedagogos, Psiquiatras, Neurologistas, fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, entre outros profissionais, tanto da área da saúde quanto da educação e áreas afins.

Avaliações Neuropsicológicas

A avaliação neuropsicológica é um procedimento de investigação que se utiliza de entrevistas, observações, provas de rastreio e testes psicométricos para identificar rendimento cognitivo funcional e investigar a integridade ou comprometimento de uma determinada função cognitiva.

Reabilitação Neuropsicológicas

Reabilitação neuropsicológica pode ser definida como o conjunto de intervenções que objetivam melhorar os problemas cognitivos, emocionais e sociais decorrentes de uma lesão encefálica ou disfunção cerebral, auxiliando o indivíduo a alcançar maior independência e qualidade de vida.









author
ERALDO SALES
Psicólogo Clínico / CRP: 03/13407